SARESP

DIA DO SARESP NA ESCOLA
23 de Setembro de 2011

Objetivo: Incentivar os profissionais da educação a analisarem as dificuldades vivenciadas no dia-a-dia para melhoria da aprendizagem dos alunos, sempre com o intuito de atingir as metas estipuladas pelo grupo e SEE.


PAUTA
1ªPARTE (1º período dos trabalhos): 8h – 9h45 - Manhã
"O que embeleza o deserto, diz o princípio, é que ele esconde poços em algum lugar. Mas os olhos são cegos. Deve-se procurar com o coração"
● Acolhida: Leitura em voz alta: TEXTO: “O Pequeno Príncipe” – Antoine de Saint – Exupéry e
Vídeo/ Reflexão: “O Pequeno Príncipe” - Youtube.
● Apresentação 1: Matrizes de referência para a avaliação – SARESP - Diretoria de Ensino
● Atividade 1 – Reflexão
O que é o SARESP? O que ou quem o Saresp avalia? Você considera que os resultados dessa avaliação podem ser utilizados para a melhoria da educação?
Quais são os usos dos resultados do Saresp? De que forma sua escola utiliza os resultados do Saresp?
● Apresentação 2 : Matrizes de referência para a avaliação – SARESP ( slides)
- Reflexão: ANEXO 1 (SARESP)
●Atividade 2 - Análise: Relatório dos estudos do SARESP
( Diagnosticar no relatório nossa realidade e propor soluções possíveis)
Café: 9h45 -10h15
2ª PARTE: 10h15 – 11h
Dinâmica de grupo: (AGRUPAMENTO POR ÁREA)
● Atividade 3 – Análise: Relatório Pedagógico 2010 - SARESP
- Análise: Quadro das referências da avaliação; habilidades e competências cognitivas com o relatório pedagógico por área.
- Reflexão: ANEXO 2 – ( Habilidades e Competências)
3ª PARTE: 11h
► Socialização dos grupos
- 12:00 horas: ENCERRAMENTO DO 1º PERÍODO DOS TRABALHOS
4ª PARTE (2º período dos trabalhos): 18h – 20h – Noite

“O Saresp deve ser compreendido como mais um instrumento que está a serviço da escola. Os dados precisam ser contextualizados e compreendidos por todos aqueles que vivem a educação escolar. POLÍTICOS, TÉCNICOS, GESTORES, PROFESSORES, PAIS E ALUNOS. Ao mesmo tempo é dever de todos transformá-los em propostos de ação que gerem a melhoria do processo de ensino-aprendizagem."
Maria Inês Fini
► Vídeo/reflexão: “Corrida de Muletas”
● Atividade 4 - Apresentação: Orientação Técnica – Oficina Pedagógica – SARESP 2011 – “Estudo do Relatório e Matriz de Referência para Avaliação Saresp”
- Boletim da Escola/2010 – Análise do resultado
- Reflexão – ANEXO 3 - ( Proposta Curricular e Pedagógica)
Atividade 5 - Vídeo: – Secretario Adjunto comenta\ o resultado do ENEM.
Vídeo: – Qual o papel do Educador?
►Leitura/reflexão: Notícia/Reportagem: Revista Veja e Folha de SP
► Análise: Resultado das escolas ENEM da DE / Ranking Nacional
Café/Intervalo: 20h -20h15
5ª PARTE(2º período dos trabalhos): 20h15 – 21h25 – Noite
► Atividade 7 - Apresentação – “ A Avaliação da Aprendizagem” – ( slides)
- Dinâmica de grupo (por área):
- Texto – “ Verificação ou Avaliação: O que pratica a escola?” – Cipriano Carlos Luckesi
- Reflexão – ANEXO 4 – ( Plano de Ensino)
- Reflexão – ANEXO 5 - ( Avaliação de múltipla escolha)
6ª PARTE: 21h25 – 22h


►SOCIALIZAÇÃO DOS GRUPOS
22:00 horas: ENCERRAMENTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário