Reunião - Planejamento - Professores


“Escola e Planejamento”

PAUTA

DIA 11/02 - Quinta-feira.

Acolhimento: 12h.

Reflexão 1:
(trecho da CRÔNICA Nº1 DE RACHEL DE QUEIROZ: ), em anexo
.
Discussões e questões relevantes:
• Contexto comunitário no qual a escola se insere. (texto 1)
• Os princípios da Proposta Pedagógica/Plano de Gestão da Unidade Escolar.
• Relatório de Avaliação Final-2009: diagnóstico da Unidade Escolar e a análise dos indicadores externos (IDESP/SARESP) com vista à tomada de decisão. (em anexo)
• Instrumentos – Ficha da avaliação diagnóstica da escola (Relatório Final – Potencialidades e Fragilidades) às metas da SEE/SP e à implementação do currículo. (em anexo)
• Discussão com itens do Regimento Escolar prioritários (incluindo as normas de gestão e convivência): (slide computador)
• Organização da rotina escolar: (texto 2)
- calendário; (em anexo)
- cronograma da eleição dos colegiados (APM, Grêmio Estudantil)
- horários das aulas;
- lista de alunos e diário de classe;
- organização dos horários de HTPC;
- frequência de alunos, educadores e funcionários;
- procedimentos de recuperação em 2010;
- informe sobre os recursos de que a escola dispõe para o desenvolvimento do trabalho (TV, vídeos, livros, Blog, sala de informática, softwares etc.);

Estudos 1: A ESCOLA E O PLANEJAMENTO – planejar o planejamento.

Intervalo:

Reflexão 2: Texto: Autor Camões (Trecho de um poema)

Estudos 2: AVALIAÇÃO, DECISÃO E PLANEJAMENTO

Estudos 3: PARTICIPAÇÃO, IDENTIDADE E PLANEJAMENTO

Análise: Situação para Aprendizagem diante da Proposta Curricular. Leitura e discussão

Estudos 4. INTENÇÃO, REGISTRO E PLANEJAMENTO

Encerramento – 18h. Vídeo Motivacional: ATITUDE


DIA 12/02 - Sexta -feira.

Acolhimento: 12h.

Reflexão 2: “Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades” (Luís de Camões), em anexo;

Discussões e questões relevantes:
• Registros de metas de curto, médio e longo prazo a serem alcançadas em 2010 pela Unidade Escolar. (texto 3)
• A elaboração dos Planos de Ensino, considerando:
- Currículo, Plano de Curso e Plano de Ensino, no âmbito da sala de aula: o professor organiza e detalha o trabalho; foco na classe;
- Organização de projetos inter/multi/disciplinares.

Estudo 5: ORIENTAÇÕES PARA AS ATIVIDADES DO INÍCIO DO ANO LETIVO DE 2010 (Documento para cada professor, Carta a ser entregue aos professores da área, para o planejamento das atividades.) em anexo;
ÁREA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS
ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS
MATEMÁTICA

Intervalo:

Estudo 6 – Reflexões dos textos Propostos pela CENP
- Planejar: É Preciso
- Caixa de ferramentas para a viagem
- Quem está a bordo?
- Proposta Pedagógica e Currículo: A carta e a bússola
- Ou a viagem é boa para todos ou se perdem navegantes pelo caminho
- Checando as coordenadas
- A viagem é longa e todos precisam se sentir respeitados e acolhidos
- Demarcando etapas, organizando a participação e definindo funções
- Os viajantes

Encerramento: 18h.




Ai de nós, educadores, se deixamos de sonhar sonhos possíveis. (...)Os profetas são aqueles ou aquelasque se molham de tal forma nas águas da sua cultura e da sua história, da cultura e da história do seu povo, que conhecem o seu aqui e agora e, por isso, podem prever o amanhã que eles mais do que adivinham, realizam.”

Paulo Freire


DIA 17/02 – Quarta-feira.

Acolhimento: 14h

Reflexão 3: “Lagarta” (Paulo Coelho – Maktub), em anexo;

Questões revelavantes:
AVISOS GERAIS

Estudos 7:
- Materiais de Apoio
- Proposta Pedagógica da Escola
- Plano de Gestão
- Regimento Escolar
- Relatório Final da Escola do Ano Anterior
- Currículo da Rede Estadual de São Paulo – Ensino Fundamental e Médio

Intervalo:

Estudos 8:
- Matrizes de Referência para a Avaliação – SARESP
- Relatórios Pedagógicos do SARESP
- Indicadores de Avaliação Externa e Interna
- Sítios do São Paulo Faz Escola e Ler e Escrever
- Cadernos do Gestor
- Manual de Proteção Escolar e Promoção da Cidadania e Normas Gerais de Conduta Escolar
- Subsídios Específicos para Segmentos, Níveis, Modalidades, Disciplinas, Programas e Projetos

Encerramento/ 18h


....O que se propõe de novo deve respeitar o que já estava indo bem, reforçar o que tinha fragilidades e reestruturar o que revelava problemas. Propomos que uma das diretrizes da atividade do planejamento 2010 seja a auto-avaliação da escola para que se tenha clareza sobre o que está dando certo e deve ser mantido, e o que precisa mudar e como. Outra diretriz do planejamento deve ser a seleção criteriosa de conteúdos, procedimentos educacionais e vivências, em função das expectativas dos alunos e das condições reais da escola, para garantir ações necessárias e exeqüíveis.
Bom Planejamento a todos !

...e aos professores novos...




Sejam bem vindos !

Nenhum comentário:

Postar um comentário